Você se considera uma pessoa de fé? Geralmente, como descrevemos uma pessoa piedosa? Alguém de fala mansa, olhar terno, rosto tranqüilo. Alguém sempre conformado ao destino e que espera as coisas passivamente. Tem sempre experiências sobrenaturais para contar. Contudo, ainda que estas características sejam verdadeiras, na grande maioria das vezes as nossas expressões de fé e piedade estão relacionadas à intranqüilidade, correria, muito suor, cansaço e lutas. Viver uma vida de fé vai além da simples contemplação, das experiências sobrenaturais e místicas. Uma vida de fé é muito mais humana do que pensamos.
A Bíblia diz que “fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem” (Hb 11.1) e mais adiante o autor da carta aos Hebreus nos mostra a lista dos heróis da fé, homens e mulheres que, pela fé, viram grandes realizações nas suas vidas e deram bom testemunho do SENHOR. Estes heróis da fé não alcançaram os seus objetivos sem esforço, sem trabalho. A verdade é muito clara: “A fé não anula a responsabilidade humana”. Somos salvos pela graça mediante a fé. No entanto, viver por fé implica esforçar-se continuamente. Fé e trabalho não são coisas que se anulam. Quando falamos em salvação, entendemos que ela procede de Deus e não depende das obras humanas, mas a partir do momento que ela se realiza, entra em cena a responsabilidade humana para o exercício da fé.
Se prestarmos atenção, viver é um contínuo ato de fé. Quantas vezes entregamos as nossas vidas aos cuidados de outras pessoas que sequer conhecemos?! Você acorda e estabelece uma agenda para o seu dia acreditando que estará vivo até à noite, mas quem garante que isto acontecerá?! Todos nós acreditamos na providência divina, cremos que Deus nos dará o sustento necessário para a nossa sobrevivência, isto também é uma questão de fé. A fé verdadeira é vivida em meio à nossa humanidade. Eu não acredito numa fé sem lutas, sem suor, sem lágrimas, sem vales, sem trabalho. Este é um tipo de fé sem-vergonha.
Desde o início foi assim: Deus é o criador, mas o homem é seu co-criador. Deus criou os animais, mas deu ao homem a responsabilidade de nomeá-los e governá-los. Deus criou as plantas, mas deu ao homem o trabalho de retirar delas o seu alimento. Deus fez a mulher, mas deu ao homem a responsabilidade de protegê-la. E o mais divino, Deus criou o homem, mas deu a ele o trabalho de continuar criando outros homens. Definitivamente uma vida de fé não combina com braços cruzados. As palavras de Salomão em Eclesiastes 11.1-6 nos ensinam o que é viver uma fé cotidiana:
1. É CONFIAR QUE DEUS FAZ PROSPERAR O ESFORÇO HUMANO (v.1)
Deus promete que nos dará o sustento (Sl 37.27). Contudo, o meio que ele estabeleceu para este fim é o nosso trabalho. A verdade é muito clara, quem planta colhe. Primeiro semeamos e depois colhemos. Ver o resultado do nosso trabalho é a real prosperidade.
2. É FAZER UM INVESTIMENTO TOTAL EM TODAS AS ÁREAS DA VIDA (v.2)
Não é sensato investir tudo que possuímos numa única coisa. Porque se aquilo não der certo nós perdemos tudo. Viver por fé implica numa entrega total daquilo que somos às coisas que acreditamos. Priorizar Deus e a sua obra, não quer dizer que eu preciso abrir mão do trabalho, do estudo, dos relacionamentos, da família. Mas o contrário também é verdadeiro, investir em todas estas coisas não implica em deixar Deus e a sua obra de lado.
3. É NÃO ESPERAR QUE A SITUAÇÃO FIQUE FAVORÁVEL PARA AGIR (v.4)
A colheita nunca virá para o indeciso. Viver por fé é semear mesmo não vendo as nuvens de chuva. É semear mesmo em terreno seco. Não podemos esperar que as coisas fiquem favoráveis a nós para nos entregarmos à vida. A vida nunca deixará de ter suas lutas, mas mesmo em meio a elas vamos semear.
4. É SABER QUE HÁ SITUAÇÕES QUE NÃO ESTÃO SOB O MEU CONTROLE E QUE NÃO TERÃO EXPLICAÇÕES (v. 3,5)
Viver por fé é continuar lutando, trabalhando, produzindo mesmo que eu não entenda o que está acontecendo. Mesmo que sem qualquer explicação aconteça um revés na minha vida. Nós somos humanos e precisamos entender que há situações nas quais não podemos controlar as dificuldades. Na maioria das vezes não sabemos como Deus age, mas basta-nos saber que ele age. Isto é suficiente para cremos e agirmos também.
5. É SONHAR E TRABALHAR POR ESTE SONHO (v. 6)
Bom seria se todas as manhãs um anjo descesse, nos acordasse e passasse as instruções para aquele dia. Bom seria que este anjo nos revelasse cada detalhe das nossas vidas. Eu até acredito que isto pode acontecer, mas o plano geral de Deus é que nós façamos as nossas escolhas. Deus nos deu a capacidade de sonhar e planejar. Isto é uma marca da humanidade, só os homens sonham e planejam. E Deus nos deixou a sua Palavra e o seu Espírito para nos ajudar nesta tarefa.
Fé e trabalho são as duas faces da moeda chamada vida. A vida sem uma coisa ou outra é impossível de ser vivida. Portanto, que vivamos uma fé que toca a realidade pelas mãos do trabalho.
Emerson C. Profírio
Não é julgamento mesmo por que não é minha função, mas devo expressar minha agradável e edificante leitura, parabéns pelo texto, muito bom!
ResponderExcluir