domingo, 29 de dezembro de 2013
VOTOS PARA UM BOM ANO
Cada final de ano é como que o fechamento de um ciclo. A terra completa o seu movimento de translação entorno do sol e tudo recomeça: um novo calendário e uma nova contagem de tempo. As estações vão novamente se repetir e com elas, as plantas e os animais reiniciarão os seus ciclos de vida. É interessante notar como esta relação entre os astros, os planetas e os seres vivos funciona numa engrenagem perfeita.
Uma nova chance também nos é dada de fazer as coisas de uma outra forma; de repensarmos e tentarmos mais uma vez. Diferentemente de tudo mais na criação, nós, seres humanos, não agimos somente por instinto. Somos seres pensantes, fazemos as nossas escolhas. Todos nós desejamos viver um ano especial, um ano melhor do que este que está acabando.
Assim, eu pensei: O que desejar às pessoas? Que palavras seriam relevantes e poderosas o suficiente para despertar uma disposição positiva nelas? Que conselhos eu daria para quem estivesse desejoso de viver um recomeço? Busquei resposta no Livro Sagrado. Encontrei palavras de um sábio que pensava sobre as coisas comuns. Um homem que aproveitou intensamente cada gota de vida. E descobriu que viver é correr atrás de algo que não se pode pegar, mas, mesmo assim, viu valor na vida. Desta forma, faço das santas palavras os meus votos para um ano feliz:
1. VIVA CADA DIA CONSCIENTE DE QUE A VIDA É PRECISOSA, PORÉM, FRÁGIL - “Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, pois naquela se vê o fim de todos os homens; e os vivos que o tomem em consideração” (Ec 7.2). Esta consciência iguala todos os homens, nos faz entender que não somos melhores que ninguém. Bens materiais não nos fazem superiores aos demais, nem dão sentido à vida. Não adianta correr atrás das riquezas e esquecer da nossa vida; correr atrás do que é temporal e esquecer do que é eterno.
2. PREFIRA SER SEMPRE ALUNO A SER SEMPRE MESTRE - “Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir a canção do insensato” (Ec 7.5). As nossas vidas devem estar abertas a aprender com outras pessoas. Quem se deixa corrigir tem sempre o seu caráter trabalhado. Esta deve ser a nossa preocupação, não o desejo do reconhecimento público. Quem vive buscando o reconhecimento público, vive escravo do gosto alheio.
3. VALORIZE CADA NOVO DIA - “Jamais digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Pois não é sábio perguntar assim” (Ec 7.10). Cada nova experiência vivida tem o seu lugar e valor na nossa história. É pra frente que se anda. Quem vive preso às experiências passadas nunca evolui, jamais amadurece; e perde novas oportunidades. Viva intensamente cada novo dia como uma oportunidade de fazer as coisas de uma forma ainda melhor que antes.
4. VIVA CADA DIA DE UMA VEZ - “No dia da prosperidade, goza do bem; mas, no dia da adversidade, considera em que Deus fez tanto este como aquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele” (Ec 7.14). Antecipar preocupações não é sábio e adoece. Se o dia for bom, nele nos alegraremos; mas, se o dia for mau, o enfrentaremos. Não temos a capacidade de prever o futuro, isto Deus fez para evitar que sofrêssemos mais. Portanto, vamos contar com a graça de Deus para cada dia.
5. BUSQUE SEMPRE O EQUILÍBRIO – “Não sejas demasiadamente justo, nem exageradamente sábio, por que te destruirias a ti mesmo?” (Ec 7.16). As nossas ações e reações devem ser equilibradas. Todo excesso é demais e toda falta é pouco. Precisamos exercitar a tolerância e a graça. Vale a penas pensar sempre antes de agir e reagir. Muitas vezes é melhor querer a paz à razão.
6. FILTRE TODAS AS PALAVRAS OUVIDAS – “Não apliques o coração a todas as palavras que se dizem, para que não venhas ouvir o teu servo amaldiçoar-te, pois tu sabes que muitas vezes tu mesmo tens amaldiçoado a outros (Ec 7.21). Faz bem por um filtro no ouvido. Muitas palavras são ditas sobre nós no calor das emoções, e o calor das emoções levam as pessoas a falarem o que não devem. Muitas destas pessoas, mais adiante, vão se arrepender da mesma forma que nós nos arrependemos. É útil fugir de quem gosta de dissimular e, com um tom piedoso, alimentar conversas e falsas impressões.
Espero que com estas orientações e com a graça do ETERNO possamos fazer de 2014 um ano melhor do que 2013. Que tenhamos disposição para aplicar a Santa Palavra às nossas vidas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário