quarta-feira, 2 de outubro de 2013
ESQUECER
Como é bom esquecer... Imagine se a nossa memória guardasse exatamente cada momento das nossas vidas. Se pudéssemos lembrar em detalhes de cada dia vivido. As lembranças estariam vivas e sempre atuais. O passado nunca seria passado, seria um eterno presente.
Se a vida fosse feita apenas de bons momentos, seria até bom não esquecer. Mas, como os maus momentos também fazem parte da nossa história, o esquecimento é um mecanismo de autoproteção. A natureza se encarrega de apagar muitas coisas ruins pelas quais passamos, ou, pelo menos, de arrefecer o calor das memórias doloridas.
Precisamos exercitar sempre este mecanismo. Esquecer, deixar pra trás, passar por cima, não reviver momentos, palavras, olhares e gestos doloridos. Os traumas devem ser sepultados no mar do esquecimento. Pra que sofrer de novo?! É preciso saber esquecer. Um coração curado sabe o que esquecer. O apóstolo Paulo afirmou que "o amor não se ressente do mal" (1Co 13.5).
Guardemos na memória cheiros, cores, sons, palavras, olhares, toques, imagens, tudo que alegra a alma e aformoseia o rosto. Que a nossa memória seja rica de boas lembranças e que elas possam ser revividas sempre. Que os bons momentos sejam estímulos para buscarmos sempre novas e boas memórias.
Em Cristo Jesus
Emerson Profírio
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário