terça-feira, 29 de outubro de 2013

CRISTÃO, UM EDIFÍCIO INACABADO (1Pedro 2.1-5)



O que você quer ser quando crescer? Quem nunca ouviu esta pergunta?! Quando criança, sempre trazíamos na ponta da língua a resposta a ela. É certo que quase sempre mudávamos de resposta, mas esta “incerteza” era própria da idade. O bom de tudo isso, é que sonhávamos, imaginávamos e criávamos uma realidade atrás da qual desejávamos seguir. Enquanto houvesse um alvo, teríamos prazer e motivação para seguir. Enquanto houvesse um certo grau de insatisfação, teríamos um desejo a nos impulsionar pra frente. E assim, a vida ia seguindo o seu curso natural. Contudo, muitas pessoas já não tem um alvo a atingir, já não tem um objetivo a conquistar. Quando a vida chega neste nível, perde-se o prazer e sem prazer a vida se transforma num fardo pesado de se carregar. Quantos estão vivendo sem saber o que buscar?! Quantos vivem sem saber o que querem?! Têm sido levados pela correnteza do desânimo. Perderam o prazer de viver. Vivem porque não há outra coisa a ser feita. É triste ver tanta gente boa, cheia de talento, sem nenhuma perspectiva. Gente que parou de progredir, que estagnou. Gente que vê os seus relacionamentos, sua vida profissional, suas emoções e seus sonhos estacionados. Gente que se acomodou, que perdeu a curiosidade, que tem medo de ousar.

O apóstolo Pedro escreveu a sua carta a pessoas que estavam passando por perseguições. Gente que tinha como opção de vida abandonar o cristianismo. Eles poderiam pensar que a melhor escolha era deixar pra trás um sonho, deixar pra trás um objetivo, pois seguir na direção deste alvo colocava em risco as suas vidas. Por isso, Pedro os anima a contrariar esta lógica, a não abandonar o sonho. Ele relembra que era preciso continuar progredindo no relacionamento com Cristo. Parar a caminhada era perder a perspectiva do crescimento, do amadurecimento. Parar de perseguir o alvo implicaria em perder o prazer da vida. A despeito das circunstâncias desfavoráveis, eles deveriam continuar, persistir, insistir, não desanimar. Se aqueles irmãos se acomodassem à situação e parassem de prosseguir, iriam conservar a vida, mas perderiam o prazer de viver.

Se eles parassem de perseguir o alvo, conservariam a vida, mas perderiam uma eternidade de prazeres. Viver sem prazer, não é viver, é vegetar! A nossa vida é um edifício inacabado. Nós nunca estamos totalmente prontos. Nesta vida, a obra não é concluída. Quando nos damos por satisfeitos ou nos acomodamos com o momento presente, deixamos de experimentar coisas novas. Paulo disse que fomos chamados para andarmos em novidade de vida (Rm 6.4). O cristão está sempre se reformando.

Como você deseja estar daqui a cinco anos? Qual o seu nível de relacionamento com Deus quando este dia chegar? O que você deseja ter conquistado daqui a dez anos? Qual a sua meta de vida? Precisamos ter as respostas a estas perguntas na ponta da língua. Não fomos chamados para a mediocridade. Fomos chamados para o crescimento. Todo organismo vivo saudável amadurece. Se olhamos para nós mesmos e percebemos que paramos de crescer, é porque há algo errado. Este texto é um chamado a uma auto-avaliação e, consequentemente, um estímulo à retomada do crescimento. Ele nos dá algumas lições que nos ajudarão a retomar a maturidade:

1. QUEM QUER AMADURECER NÃO ACUMULA ENTULHO NA PRÓPRIA VIDA –“Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e inveja e de toda sorte de maledicências” (1). Despojar é despir, limpar, retirar todo peso inútil das nossas vidas. Não podemos carregar fardos inúteis que só trazem peso e tornam a caminhada ainda mais difícil. A caminhada cristã é um processo progressivo que consiste em aliviar-se de fardos pesados e avançar na direção de um alvo (Fp 3.13,14). Há muita gente com a vida estagnada por carregar tanto peso morto dentro dos corações (pecado, traumas passados, medos, palavras, etc.) Se agarram com tanta força a estas coisas que não tem força para buscar o que é útil e o que edifica.

2. QUEM QUER AMADURECER ENCONTRA O ALIMENTO CERTO NO LUGAR CERTO – “Desejai ardentemente, como crianças recém-nascida, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação” (2). O leite é o alimento certo para um recém-nascido. O leito é compatível com as necessidades próprias daquela idade. Qual a sua necessidade? A palavra de Deus, pela iluminação do Espírito Santo, tem o alimento certo para as nossas necessidades. Ela é fonte de crescimento integral para o homem. À medida que vamo-nos alimentando, o alimento vai-se tronando mais sólido. Esse é um processo natural. O problema surge quando o tempo passa e continuamos nos alimentando apenas de leite. Passamos a não mais nos alimentar do alimento compatível às nossas necessidades (Hb 5.12-14). Deus nos deu uma bela capacidade intelectual, mas deixamos de exercitá-la. A fé vem pelo ouvir a palavra de Deus. Não há maturidade desprovida de conhecimento. Quando nos alimentamos corretamente do Senhor a vida é gerada continuamente em nós.

3. QUEM QUER AMADURECER BUSCA PERSISTENTEMENTE ALCANÇAR O ALVO – “Desejai ardentemente [...], chegando-vos a ele [...] a fim de oferecerdes sacrifícios agradáveis e Deus por intermédio de Jesus Cristo (2,4,5). Há um movimento persistente em direção a algo. Pedro diz que é preciso desejar com todas as forças e se aproximar do objetivo, que é um relacionamento maduro com Deus. É preciso persistir neste progresso porque haverá no percurso inúmeros momentos de desânimo. Momentos nos quais o ardor se esfriará. Momentos em que não haverá prazer. Nesta hora olhamos pra frente, avistamos o alvo e corremos (Hb 12.1,2). Muitas pessoas estão andando em círculo porque perderam o norte. Estão sem rumo. Não tem mais alvo a atingir. Perderam o estímulo. É preciso saber onde se quer chegar. É preciso ter o alvo certo e persistir na sua direção.

Quando jogamos fora peso inútil, nos alimentamos bem e corremos atrás do alvo custe o que custar, jamais perdemos o prazer pela vida. Jamais deixamos de amadurecer. Nós precisamosprecisa ajustar o foco. Precisamos avaliar estas três situações para retomar o crescimento. Só assim a vida tronará ter um propósito que faz arder o nosso coração e nos impulsiona pra frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário