quinta-feira, 10 de outubro de 2013

GENTE DE CARNE E OSSO




Não sou muito atraído por certas declarações supostamente bíblicas que dizem que não podemos sofrer, ou que o sofrimento é bom. Não vejo nas páginas das Escrituras nada que me faça entender que a fé cristã é um anestésico contra dores. Nem mesmo Jesus foi entorpecido diante da dor. Vemos inúmeras vezes a expressão da sua dor diante do sofrimento alheio e até mesmo diante do seu próprio sofrimento. Jesus lamentou ao ver pessoas de corações duros que resistiam ao evangelho. Ele chorou diante da morte do seu amigo Lázaro e diante da sua própria morte lamentou e disse que se possível aquele sofrimento passasse.

Acho que o tipo de fé que ensina sorrir enquanto o calo está apertando é uma fé para super-heróis. Nunca chegarei ao nível destes homens e mulheres muito “bons” e “fortes” que com uma só palavra conseguem dominar a dor de um câncer, de uma depressão ou da morte de alguém muito querido. Eu me sinto um nada diante de certos testemunhos. Acho que nunca vou ver o meu nome no hall da fama dos grandes e poderosos “homens e mulheres de Deus! Acho que jamais serei lembrado pelas pessoas.

Tenho aprendido com os santos homens e mulheres de Deus que o sofrimento faz parte da vida humana. Tenho visto que gente infinitamente mais santa que eu, gente da qual a terra não é digna, sofre, gemeu, lamentou, queixou-se, mas sempre tinha nos corações uma firme esperança. Homens e mulheres de carne e osso que podiam dizer mesmo em meio aosofrimento: “Bendirei o SENHOR em todo tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios” (Sl 34.1).

Não querer encarar a dor é uma fuga da realidade. Fingir que não está doendo é uma tentativa de enganar a si mesmo. Por outro lado, exaltar o sofrimento é loucura, é irracional. A dor, o sofrimento e a morte não devem ser louvados. Eles nunca fizeram parte do plano inicial de Deus. Louvar a Deus na dor, pelo contrário, é reconhecer que Ele cuida de mim enquanto a dor está ali. É acreditar que mesmo no sofrimento podemos aprender mais d’Ele e com Ele. Bonito é ver gente de carne e osso que não esconde a sua dor do SENHOR e que não permite que ela anule a sua fé.

Em Cristo Jesus
Emerson  Profírio

Nenhum comentário:

Postar um comentário