quarta-feira, 2 de outubro de 2013
QUEIXE-SE DE SI MESMO
"Queixe-se cada um dos seus próprios pecados" (Lm 3.39)
Alguém já disse que à medida que lançamos luz sobre as falhas alheias ofuscamos as nossas próprias falhas. É bem mais fácil e menos dolorido (para alguns, até prazeroso!) examinar a vida do outro do que examinar a própria vida. Temos a tendência de supervalorizar no outro aquilo que nos incomoda e minimizar em nós aquilo que pode não ser tão agradável.
Faça um teste: Hoje, quantas vezes você se queixou de alguém? E quantas vezes você se queixou de alguma atitude sua? Queixar-se de si mesmo não é fácil, pois implica num olhar interno. E examinarmos a nós mesmos pode mostrar alguém a quem não queremos encarar. Quem sabe nos veremos tão defeituosos quanto aqueles a quem julgamos defeituosos. Nos veremos orgulhosos, vaidosos, arrogantes, preguiçosos, inconvenientes, mentirosos, ressentidos, carnais, parciais, impuros, idólatras...
Quando os nossos olhos estão primeiramente voltados para dentro de nós mesmos, enxergamos todas as nossas imperfeições e nos igualamos ao nosso próximo. Reconhecemos, assim, que ele é nosso semelhante nas virtudes e nas fraquezas. Estamos unidos em nossa luta pela existência neste mundo de dores. Portanto, antes de nos queixarmos de alguém, queixe-mo-nos de nossos próprios pecados.
Em Cristo Jesus
Emerson Profírio
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário